A Mensagem Genuína do Evangelho
O Pecado sempre foi o grande problema da humanidade e das criaturas como um todo. Para a humanidade, a única e grande solução para essa problemática sempre fora Jesus. E essa é a mensagem genuína que resume todo o evangelho. O ímpio, quando conscientizado através da Palavra de Deus de que é pecador e está se dirigindo à condenação como consequência dos seus pecados, logo, vê-se obrigado a tomar uma posição frente a essa condição. Seu desejo é estar fora desse estado de toda forma possível.
Lê-se em Ezequiel 6.9: "Então os que dentre vocês escaparem se lembrarão de mim entre as nações para onde foram levados presos; porquanto me quebrantei por causa do seu coração corrompido, o qual se desviou de mim; e por causa dos seus olhos que andaram se corrompendo após os seus ídolos. Então terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações".
Esse versículo expressa de forma incontestável uma mensagem muito importante: o arrependimento pelos pecados. Esse é o fundamento da mensagem do evangelho: o ímpio reconhecer que é um miserável pecador, diante disso, é incapaz, e precisa de uma solução enquanto há tempo.
No contexto do versículo acima, Deus diz que o povo teria nojo de si mesmo por conta de seus pecados. Isso é muito forte. Não há apenas o reconhecimento do erro e o arrependimento. Há nojo, asco, aversão pela conduta errônea, e é exatamente essa aversão que impede o novo convertido de viver no pecado novamente.
Com relação à aversão pelo pecado, a Bíblia diz: “Por que noutro tempo vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor; andem como filhos da luz” (Ef 5.8). A pessoa, quando se converte e encontra Jesus verdadeiramente, percebe os erros que cometia e entende que aquele modo de vida era errado, que não agradava ao Senhor; então passa por um processo progressivo de transformação ruma à santidade. Confira: "Tendo por certo isto mesmo que, aquEle que começou a boa obra em vocês, a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" Fp 1.6; Pv 4.18.
Depois de conhecer a Palavra de Deus, ao olhar para trás, o cristão sente certo nojo das suas atitudes em determinadas circunstâncias e dos muitos pecados cometidos. A mensagem genuína do evangelho deve ser consistente em promover essa conscientização no ímpio. Essa mensagem produz a conversão verdadeira mediante ao conhecimento da Palavra através da atuação do Espírito Santo. É isso que deve impulsionar o cristão para frente.
Jesus operava grandes sinais e maravilhas e isto, chamava a atenção das pessoas a ponto delas conceder total credibilidade à Sua pregação. Que por sua vez, consistia em expor e demonstrar aos ouvintes o quanto erram errados e pecadores e que, a morte expiatória do Cristo seria o único meio de remição de pecados que deveria ser seguido da abstenção total deste.
"Desde então Jesus começou a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus" (Mt 4.17). Se dividirmos esse versículo em duas partes para se chegar a um contexto:
Arrependei-vos: Deixava seus ouvintes cientes de que eram pecadores e deveriam se arrepender. Arrepender significa: Arrependimento pelo pecado seguido da abstenção deste.
Por que é chegado o Reino dos Céus: A consolação ou resultante de se despir da velha natureza pecaminosa e passar a viver em santificação e consagração a Deus.
Se, ao olharmos nossos pecados, acharmos que eles não são tão grandes, tão graves assim, temos que tomar cuidado, pois nosso entendimento está ofuscado cf. (Hb 3.13). Existe muitas pessoas que acredita com seu entendimento limitado que Deus exagera com determinados pecados que, aos olhos do ser humano, não são tão graves assim, são coisas “normais”.
Irmãos, precisamos reconhecer o nosso erro, precisamos ter consciência de que isso não agrada e, pelo contrário, entristece a Deus.
Portanto, ore a Deus, peça a orientação Dele para mostrar sempre onde você está errando e o que você deve fazer para melhorar. Esteja sempre em sintonia com o Pai, para que o inimigo não possa te enganar.